Fevereiro e março foram meses prósperos para a Biometrix Diagnóstica. A equipe do laboratório e pesquisa teve a oportunidade de reunir em Curitiba 46 laboratórios de todo o Brasil para um trabalho de aprimoramento e qualificação profissional no Workshop HLA Fusion. “É muito importante essa troca de experiência que conseguimos proporcionar. No dia a dia o contato é mais rápido, e aqui, conseguimos fazer um trabalho mais intimista e aprofundado”. Afirma Marcelo Mion, gerente do laboratório da Biometrix.
Aprimoramento interno
O aprendizado trocado no Workshop Fusion veio direto da América. Poucas semanas antes da realização do evento, toda a equipe do laboratório da Biometrix foi para Los Angeles, na empresa One Lambda, líder mundial em diagnóstico HLA. Única distribuidora dos produtos da marca no Brasil, a equipe da Biometrix participou de uma capacitação exclusiva de novas metodologias para o diagnóstico HLA e também aproveitou o momento para uma reciclagem de informações e conhecimento, importante etapa da melhoria contínua.
Workshop HLA Fusion
Foram mais de 40 horas de treinamento, atualização e aprimoramento. Mais de 100 profissionais envolvidos e muito desenvolvimento pessoal. Habilidades necessárias para lidar com as oportunidades e desafios de um mercado tão grande como o da saúde.
O objetivo do workshop foi repassar as atualizações e novidades do software HLA Fusion – importante ferramenta para o processo minucioso e complexo da tipagem e histocompatibilidade nos transplantes de medula óssea. Considerada a etapa crucial para o sucesso do procedimento. A qualificação desses profissionais também foi voltada para os testes de tipagem molecular e detecção de anticorpos HLA que utilizam o software Fusion HLA para a leitura dos resultados: LABTYPE SSO, ALLTYPE-NGS, TSV-TYPESTREAM VISUAL, LABSCREEN. Fechando assim, o ciclo laboratorial da histocompatibilidade em transplante de medulas ósseas.
“O workshop sempre nos atualiza sobre as novas ferramentas e possibilita o contato com outros laboratórios”. Afirma dra. Silvia Vasconcelos do laboratório Biomolecular, Campo Grande (MS). E cada turma participante teve a oportunidade de estender essa troca de conhecimento num animado coquetel de confraternização e agradecimento por essa parceria. (Nem o Elvis ficou de fora!) “A troca de experiência é ótima” complementa dra. Silvia Vasconcelos.