Produtos Blog En

Teste da XGEN realiza diagnóstico diferencial de Dengue e Chikungunya (en)

Através da tecnologia de PCR em tempo Real o Kit XGEN Multi DC realiza simultaneamente o diagnóstico de infecções para o vírus da dengue e Chikungunya. Uma vez que a carga viral é alta nos primeiros cinco dias após a infecção, a detecção por métodos moleculares é mais eficaz no diagnóstico rápido dessas doenças. Assim, essa metodologia tem um papel importante e se apresenta como a melhor ferramenta na detecção e diferenciação dos vírus dengue e Chikungunya.

Números de casos de febres tropicais

O último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde divulga os dados do monitoramento dos casos de dengue, febre Chikungunya e Zika em todo o país e são alarmantes. Apenas este ano foram registrados 1.438.624 casos prováveis de dengue, sendo a região Sudeste com maior incidência. Os casos de dengue com sinais de alarme chegaram a 7.449, com 563 mortes confirmadas pela doença e outras ainda em investigação.

O boletim informa também o número de casos de Chikungunya e Zika nesse período. Em 2015 foram confirmadas 6 mortes por febre de Chikungunya, porém este ano o número subiu para 120 mortes, com 236.287 casos prováveis e 116.523 casos confirmados de pessoas infectadas. Já sobre o vírus Zika foram 200.465 casos notificados, com 16.473 casos prováveis para gestantes, grupo com maior risco devido à relação do vírus aos casos de microcefalia em bebês, sendo 9.507 confirmados.

Diagnóstico

Nos últimos anos a tríplice epidemia tornou-se um problema de saúde pública no país. Com a chegada do verão e o aumento das chuvas, aumenta também os focos para a proliferação do mosquito Aedes aegypti e o número de casos das doenças.

O grande problema está na diferenciação pela observação clínica das infecções por dengue, Chikungunya e Zika, uma vez que todas são frequentemente associadas aos mesmos sintomas. Dessa forma, em regiões onde essas doenças são endêmicas devem ser diferenciadas para evitar erros de diagnóstico e facilitar o tratamento em caso de apresentações atípicas e complicações.

XGEN – Diagnóstico por PCR em Tempo Real de Zika, Dengue e Chikungunya

O desafio de fazer um diagnóstico preciso está na qualidade do método e no seu tempo de resposta. A XGEN utiliza a tecnologia da PCR em Tempo Real (qPCR), na qual a amplificação e detecção ocorrem simultaneamente, permitindo a visualização do resultado em tempo real, possibilitando a detecção de patógenos com rapidez, alta sensibilidade e especificidade.

Kit multiplex Dengue e Chikungunya ¹

O Kit XGEN MULTI DC é um teste in vitro para a detecção qualitativa de ácido nucleico viral em amostras clínicas como auxílio para a avaliação de infecção pelo vírus da dengue (DENV) e Chikungunya (CHIKV). O resultado da diferenciação destas doenças é gerado simultaneamente utilizando uma única reação (one-step), minimizando as incertezas no diagnóstico.

¹ Kit XGEN Multi DC – produto com registro na ANVISA sob o número 80502070030

 

Kit Master Zika Vírus²

O uso de métodos moleculares está sendo amplamente utilizados para o diagnóstico de Zika devido a sua alta sensibilidade e especificidade, diminuindo o risco de resultados falso-positivos ou falso-negativos, e também por sua importância nos estudos epidemiológicos. O kit da XGEN permite que o RNA viral do Zika seja detectado em um período de até 7 dias após o início dos sintomas.

² Kit XGEN Master Zika – produto com registro na ANVISA sob o número 80502070033

 

Kit Multiplex Dengue Diferenciação³

Hoje existem 4 subtipos do vírus da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4), esses 4 subtipos possuem de 60 a 80% de homologia entre si e todos podem causar tanto a forma clássica da doença quanto formas mais graves. Podem ocorrer até 4 infecções pelo vírus da dengue, desta forma a possibilidade de reincidência da doença é preocupante. Caso ocorra um segundo episódio da dengue, os sintomas se manifestam com mais severidade por causa da sensibilização do sistema imunológico, causando uma resposta exacerbada ao vírus.

O KIT XGEN MULTI DD realiza a diferenciação de infecções pelo vírus da dengue, contribuindo para a identificação de fatores virais que influenciam na gravidade da doença e fatores de risco associados à transmissão de cepas específicas.

³ Kit XGEN Multiplex Dengue Diferenciação RUO (Research Use Only)